free tracking

conspiradores

. Raquel

. Jorge Amorim

. Nuno Miguel Lopes

. Luís F. Alves

estamos aqui

e-mail

. Say NI

artigos recentes

. Os Vencedores dos Harvey Awards de 2008 são:

. As minhas leituras

. Blá Blá Blá #4 - BENDIS!

. As minhas leituras - 17/09/2008

. Secret Invasion - Thor 02

. All Star Superman - Uma mistura explosiva Morrison...

. Bla bla bla #3 - Periodicidade (com 52 e Spider-Ma...

. As minhas leituras - 10/09/2008

. Bla Bla Bla # 2 -Quando dão movimento às histórias...

. As minhas leituras - 03/09/2008

links de comics

. Comic Book Resources

. DC Comics

. Image comics

. Kingpin of Comics (Site)

. Kingpin of Comics (Blog)

. Leituras de Bd e não só

. Marvel Comics

. Newsarama.com

. Silver Bullet Comics

. World of Manga and comics

. Luca BD

outros links

. Corusca

. Multitudo Design

. O Armário das Calças

. Sonhos Urbanos

RSS
Powered by Blogger
quarta-feira, outubro 01, 2008
Uma crónica semanal assinada por dois tipos que gostam de comics

Jorge: Esta é uma semana em que estou cheio de trabalho e a pressão dos prazos a cumprir está a ocupar um pouco a minha cabeça. Sempre que consegui algum tempo livre, andei a dar uma vista de olhos na minha colecção de comics. Em cada vez que o fiz, fiquei com uma vontade desgraçada de reler tudo. Voltar a encontrar frases e imagens que me marcaram. É das coisas que mais me orgulho em minha casa, a minha colecção de comics. Repara que quando falo de colecção não estou a dizer que ando à caça de edições especiais com capas raras, refiro-me a um conjunto de comics com que tenho crescido e pelos quais tenho uma grande afeição.

Confesso que sou daqueles tipos que gosta de ter os comics impecáveis e, principalmente, quando leio comics emprestados quase que viro a página com uma pinça. Detesto pessoal que vinca os comics para os ler e é por algumas más experiências que empresto pouco os meus comics (só a alguns escolhidos).

Julgo ter começado a ler Bd's da Walt Disney, grande viciado nas histórias do Tio Patinhas conheci os comics Marvel aos 6 anos e pouco depois experimentei a dc. A minha colecção tem trades de todo o género, como por exemplo "Sin City", "Bone", "Y-the Last Man", "Promethea", "Preacher", "Sandman", "the Escapists", "52", "Kraven's Last Hunt", "Moonshadow" entre muitos outros.

Espero no futuro aumentar a minha colecção.

Luís: Já somos dois. Quer dizer, eu estou em fase de rescaldo de um mês de trabalho infernal, mas agora na recta final é que os meus projectos paralelos se ressentem. Daí ter a coluna das minhas mini-criticas atrasada. E suspeito que esta edição do Blá Blá Blá vai ser mais curta do que é costume...
A minha colecção também é importantíssima para mim. Por acaso, não recorri a ela para descomprimir na fase complicada do meu trabalho, mas assim que essa fase começou a passar, a primeira coisa que fiz foi ir buscar material para reler, e metê-lo na pasta.
Eu não sou de ter vontade de reler tudo. Nem posso. Mesmo ainda tendo cerca de 1400 comics para vender (a preços especiais, caros leitores!!! É comprar, é comprar!!!), a colecção que me resta é grande demais para isso, a meu ver. Tenho umas boas centenas. A maior parte são singles, embora quisesse comprar em paperback ou hardcover todo o material que estou a vender em singles, mas como não o tenho vendido, não há orçamento para comprar a outra versão.
O que tenho vontade de ler frequentemente, no entanto, são sequências ou séries inteiras. Já reli várias vezes todo o Flash do Mark Waid, o Hulk do Peter David... Neste momento tenho o All-Star Superman para reler... Coisas assim.
Também sou do estilo de manter tudo como novo, por acaso. Como tu bem sabes, aliás. Acho que até vou mais longe do que tu. Sou daqueles que tem os comics todos em capas de plástico, com o cartãozinho para manter tudo direito.
Ás vezes acho-me parecido com o tipo do High Fidelity, mas com comics em vez de vinil.
Mas é curioso. Que é que nos liga tanto a isto? Não digo ao meio dos comics, à leitura. Eu pergunto é porquê esta nossa dedicação quase religiosa ao objecto em si, ao formato, esta mania de querer preservar os nossos comics como novos, quando provavelmente não temos esse cuidado com outras coisas de que gostamos quase tanto?
Mero coleccionismo? Tendência subconsciente de querer preservar recordações? Outra coisa qualquer?

Jorge: Gosto de ver as páginas bem tratadas para aqueles desenhos continuarem a estar no seu melhor, mas eu também sou assim com os livros que não são banda desenhada. A regra é: gosto de ter o material em ordem (será que isto vai soar bem). Qual é a piada de comprar algo para estragar, amachucar, sujar ou vincar? Mesmo assim não gosto nada disso de manter nos plásticos com os cartões, quando me emprestaste o 52 foi um inferno abrir cada um e voltar a colocar no saquinho (e consegui devolver-te tudo intacto até com o raio dos cartões :P).

Se parar para pensar com rigor, eu não sou um coleccionador de BD, sou sim um leitor de BD.

Paperback e Hardcovers são mais fáceis de manter organizadas na estante. :)

Eu tenho dificuldade em vender comics, normalmente o que faço é oferecer aqueles comics que já não têm espaço na minha colecção (e a minha também tem muitos comics e mesmo assim gostava de os reler todos). Ofereço a quem sei que vai apreciar e assim continuo a saber que os comics continuam a ser bem tratados (que bonito!).

Tenho curiosidade em saber como é o estado do material na Bedeteca de Lisboa, será que também usam os plásticos? Já lá foste? Eu fui uma vez, no final dos anos 90, mas não me lembro de nada. O que é curioso, aquilo devia ser uma Meca para mim e nunca mais me preocupei em lá voltar.

Luís: Sabes que eu NUNCA fui à bedeteca? Nem sei onde é! Temos que lá ir um dia destes. Mas duvido que tenham esses cuidados todos.
E não penses que o que vendo é de ânimo leve. Custa-me imenso desfazer-me de tudo aquilo, que me demorou tanto tempo para juntar, e me deu tanto prazer. Mas tenho mesmo que me desfazer deles, não tenho casa para isso. E entre dá-los a pessoal (já tenho dado alguns, ocasionalmente, mas pronto), e vendê-los para comprar os paperbacks correspondentes, a segunda hipótese parece-me melhor. Em teoria.
E já agora: mesmo os paperbacks e o hardcovers, eu tenho nas capas de plástico.
Também me considero, acima de tudo, um leitor de BD. Mas um leitor que colecciona.
Não sei, acho que em resposta à minha própria pergunta, quero manter tudo intacto porque me dá mais prazer ler tudo como se fosse novo. A experiência sensorial beneficia com isso. Já experimentei ler comics daqueles que o pessoal enrolou e meteu no bolso (juro que não percebo essa gente), e não foi agradável.
Ainda não perdi a esperança de ter uma autêntica biblioteca de comics. Uma sala só com estantes cheias de hardcovers e paperbacks, e armários com caixas de singles, e no canto, uma cadeira confortável, e um leitor de cds com musica relaxante.
Dispenso, no entanto, o roupão e o cachimbo que por alguma razão insistem em intrometer-se na minha fantasia...

Jorge: Abri o site da Bedeteca e vi o anúncio ao salão lisboa de bd de 2005 Não sei o que isto significa...
Já vi que além de frango e maratona de animação, a ver se em breve, vamos ter também a visita à bedeteca e a construção de uma bedeteca para putos que não conhecem bd.

Luís: Sim, mas vamos por partes. O frango afigura-se-me mais urgente...

Jorge: A esta hora o blogue podia chamar-se "O outro lado dos Frangos com batatinha frita"...

Luís: Poder podia, mas dava trabalho mudar o cabeçalho.

Jorge: LOL

(E realmente fomos almoçar... Não foi frango.)

Etiquetas:

saí­do da mente de Jorge às 10:34 da manhã
link do post | | voltar ao topo
6 Comentários:
Fomos?

Saí­do da mente de Blogger Luís F. Alves, às 12:03 da tarde

 
Epá eu fui... mandei o mail final e fui comer que nem um alarve.

Saí­do da mente de Blogger Jorge, às 5:48 da tarde

 
LOL. Ah, ok. O meu almoço também foi bem abastecido, por acaso.

Saí­do da mente de Blogger Luís F. Alves, às 6:12 da tarde

 
"Se parar para pensar com rigor, eu não sou um coleccionador de BD, sou sim um leitor de BD.

Eu tambem sou assim. :)
E ate ja me disseram isso na loja CC.

"Paperback e Hardcovers são mais fáceis de manter organizadas na estante."

Pois é. :)

"Mas é curioso. Que é que nos liga tanto a isto? Não digo ao meio dos comics, à leitura. Eu pergunto é porquê esta nossa dedicação quase religiosa ao objecto em si, ao formato, esta mania de querer preservar os nossos comics como novos, quando provavelmente não temos esse cuidado com outras coisas de que gostamos quase tanto?
Mero coleccionismo? Tendência subconsciente de querer preservar recordações? Outra coisa qualquer?"

Sinceramente não sei,mas ja fui muito mais fanatico agora ja nao sou tanto.

Saí­do da mente de Anonymous Anónimo, às 12:55 da manhã

 
P/ Kitt: Neste momento estou a ficar hiper-fanático outra vez, até penso em remodelar o meu quarto para sustentar mais comics. :)

Saí­do da mente de Blogger Jorge, às 1:00 da manhã

 
Eu sou por fases. Tenho alturas em que tenho as coisas em montes no armário, por organizar/"plastificar", e tenho outras em que não descanso enquanto não tiver tudo devidamente organizado, nas caixas certas e tudo...

Saí­do da mente de Blogger Luís F. Alves, às 9:42 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Iní­cio



Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por Kevin Potts.