free tracking

conspiradores

. Raquel

. Jorge Amorim

. Nuno Miguel Lopes

. Luís F. Alves

estamos aqui

e-mail

. Say NI

artigos recentes

. BD Amadora 2008 Em Imagens - Parte II

. As minhas leituras - 05/11/2008

. BD Amadora 2008 Em Imagens - Parte I

. Bla Bla bla #9 - Comics Escolhidos a Dedo

. As minhas leituras - 29/10/2008

. As minhas leituras - Aviso

. Ausência de Bla Bla BLa

. Azumanga Daioh

. As minhas leituras - 22/10/2008

. Blá Blá Blá #8 - FIBDA

links de comics

. Comic Book Resources

. DC Comics

. Image comics

. Kingpin of Comics (Site)

. Kingpin of Comics (Blog)

. Leituras de Bd e não só

. Marvel Comics

. Newsarama.com

. Silver Bullet Comics

. World of Manga and comics

. Luca BD

outros links

. Corusca

. Multitudo Design

. O Armário das Calças

. Sonhos Urbanos

RSS
Powered by Blogger
quarta-feira, novembro 12, 2008
Uma crónica semanal assinada por dois tipos que gostam de comics, mas que durante este mês andam extremamente ocupados não só com a vida real como com o Nanowrimo, por isso pedem desculpas por estas crónicas mais curtas.

Jorge:
Nada como temáticas intelectuais sobre comics: Qual a mulher mais interessante dos comics?
Sim, nós sabemos que elas são desenhadas de forma exagerada e promovidas como objectos, mas esqueçamos isso por uma semana para dizermos aquelas que nós não nos importávamos de conhecer em carne e osso.

Jean Grey (Fénix): É ruiva, inteligente, linda e tem uma força cósmica capaz de engolir mundos. Parece-me uma boa companhia para Sábados à noite.



Que me dizes sobre esta matéria delicada, Luís?

Luís: Digo que temos mais sorte que as mulheres que lêm comics. A nós não nos faltam mulheres jeitosamente desenhadas. Elas ou gostam de tipos atléticos e musculados, ou não têm para onde olhar.
E admito, quando era jovenzito passava muito tempo a olhar para as meninas de roupa justa e peito amplo que povoam os comics mais mainstream.
Já que estamos a dar exemplos, lembro-me de uma Catwoman desenhada pelo Alan Davis, no final dos anos 80, que ainda usava aquela espécie de vestido como uniforme, que tinha rachas dos lados para ela poder mover as pernas. Em certos ângulos, era quase sugerido que sim, ela não usava cuecas. Deu-me que pensar, isso.



Se queres uma escolha dos X-Men, a versão asiática da Psylocke, desenhada pelo Jim Lee, também regalava a vista.



Mas é melhor nem irmos pelos X-Men. O raio do gene mutante parece ter tendência a produzir espécimes femininos bastante atraentes. E acho que masculinos também.

Jorge:
A Gata Negra sempre me interessou, cabelo prateado, roupa justinha e aquele ar de ladra traiçoeira cai que nem ginjas!



Nem sei como é que o Peter Parker meteu na cabeça casar-se, podendo manter a sua vida no telhado com a Gata Negra... Ah espera ele nunca se casou... Onde é que ando com a cabeça?
Claro que concordo que a versão asiática da Psylocke desenhada pela Jim Lee é algo que dá que pensar. (a ver que imagens é que vamos colocar aqui esta semana).
Mas há que dizer que irrita um bocado as mulheres serem tão exageradamente desenhadas nos comics (regra geral). Um artista que ilustra mulheres com proporções mais reais é o Milo Manara.



O gajo que desenha pior mulheres em BD: Joe Madureira...




Luís:
Não casou, mas hã, parece que co-habitou. Ou coisa assim.
(Um pequeno aparte: há uma diferença entre "nunca se casou" e "ninguém se lembra de ele ter casado"; mas isso é outra conversa.)
Quanto ao Madureira... Bom, o meu colaborador actual em BD, um tal Sr. António Valjean, vai-me odiar por dizer isto, mas... O Madureira desenha bem muito pouca coisa.
Mas eu até diria que não são só as proporções das mulheres que estão erradas. Todos os homens são atletas musculados, com abdominais fantásticos. Nós é que, pronto... Olhamos com mais atenção para as mulheres.
Sabes quem é que eu gosto muito de ver desenhar a forma feminina? A Amanda Conner, a que desenhou a Pro.



Ou o Terry Moore, do Strangers in Paradise.



Ela é mais cartoonesca, e ele mais realista, mas parece-me que são mais... Coerentes e variados, pelo menos.
A não ser, claro, quando a Amanda desenha a Power Girl...



Jorge: A Pro é um comic extremamente divertido, já agora.
O Madureira tem um ou outro desenho giro (esboços), mas considero que um comic todo desenhado por ele é extremamente cansativo (gostei dos X-Men dele não era tão exagerado como é hoje).

Para terminar, pelo menos da minha parte, façam sugestões de temas para os Blá Blá Blá! Tenho uma ideia para um dos próximos mas só digo quando estiver tudo confirmado (teaser: é termos um convidado).

Luís: Um convidado? Quem? Quando? Porque é que nunca ninguém me avisa destas coisas? Isto é mais um passo para correres comigo daqui, não é?
saí­do da mente de Luís F. Alves às 7:44 da tarde
link do post | | voltar ao topo
3 Comentários:
De facto, o que me faz estar pouco interessada em ler BattleChasers, mesmo de pois de várias pessoas (gajos) me dizerem que é fantástico, são as mamas da Monika.

Se fossem ligeiramente maiores acredito piamente que teriam um campo gravítico próprio.

Já agora, esclarecer que não sou uma gaja propriamente púdica e que não estou a dizer isto por complexos acerca do *meu* aspecto físico, ou por achar que 'exas coijas xão fruto do demo'. ;)

Simplesmente tenho de comentar na falta de estética que algumas desproporcionalidades astronómicas causam. Não é só em personagens femininas, embora isso seja o mais comum. Afinal de contas, têm de apelar ao público masculino de 15 anos que não arranja a Playboy e que quer ter inspiração para... outras actividades. :P

Saí­do da mente de Anonymous Anónimo, às 9:41 da manhã

 
Não falaram do melhor desenhista de mulheres em todos os comics: Frank Cho.

Saí­do da mente de Anonymous Anónimo, às 11:32 da tarde

 
"De facto, o que me faz estar pouco interessada em ler BattleChasers, mesmo de pois de várias pessoas (gajos) me dizerem que é fantástico, são as mamas da Monika."

Eu tambem não gosto do Maudureira a Desenhar. :(

Na minha adolescência a minha personagem favorita era a Jean Fénix Grey da saga original,e gostava muito da Mulher Invisível e da Nova peladela a frente do tocha durante a Run do Byrne,Byrne,Byrne.
Também curtia a Gata Negra Durante a saga do uniforme negro original aonde o Aranha tem alguns problemas com eda de pernas para o ar. :P
A versão da Gata Negra do cho é boa,mas o Silvestri,o Macfarlane,ou o Jim Lee tambem as fazia, bem apetitosas. :P :)

Saí­do da mente de Anonymous Anónimo, às 6:35 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Iní­cio



Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por Kevin Potts.