free tracking

conspiradores

. Raquel

. Jorge Amorim

. Nuno Miguel Lopes

. Luís F. Alves

estamos aqui

e-mail

. Say NI

artigos recentes

. Falha de imaginação?!?!?

. Unwritten

. Back-issues a 50 cêntimos!!!!

. Wednesday Comics

. Wolverine #73

. PLUTO

. Eu e Manga

. Algumas leituras para animar a Páscoa

. 2009 Eisner Awards Nominees

. Compressão / Descompressão da Narrativa

links de comics

. Comic Book Resources

. DC Comics

. Image comics

. Kingpin of Comics (Site)

. Kingpin of Comics (Blog)

. Leituras de Bd e não só

. Marvel Comics

. Newsarama.com

. Silver Bullet Comics

. World of Manga and comics

. Luca BD

outros links

. Corusca

. Multitudo Design

. O Armário das Calças

. Sonhos Urbanos

RSS
Powered by Blogger
terça-feira, junho 09, 2009
Hoje em dia, ouve-se falar imenso do que a Marvel tem feito mal.

Ele é Evento atrás de Evento, é o aumentar dos preços, é arranjar histórias sem interesse nenhum, é confiar demasiado no Brian Michael Bendis para guiar o Universo Marvel... Enfim. As queixas são imensas, e até são justificadas.

No entanto, há uma coisa que a Marvel anda a fazer bem, MUITO bem até, e poucas vezes vejo falar nisso.

A Marvel está a fazer um excelente trabalho em renovar a sua matéria-prima.

Lembro-me que até... sei lá, meia duzia de anos atrás(possivelmente mais, estou a atirar o número para o ar), os comics da Marvel dependiam essencialmente de personagens criados na Era de Prata dos comics, ou no melhor dos casos, até ao inicio dos anos 80 (com excepção de personagens baseados nos comics dos X-Men, mas esses gostam sempre de ser diferentes). Claro que apareciam personagens e séries novas ocasionalmente, mas depressa desapareciam de vista, vítimas da aparente predilecção dos leitores e dos autores, ou mais provavelmente dos editores, pelos personagens mais que testados.

Hoje em dia não.

É certo que as séries baseadas em personagens mais recentes têm dificuldade em vingar, mas os personagens em si vão perdurando, e ganhando destaque. Aliás, o Bendis pode ter muitos defeitos, mas faz por expandir o Universo Marvel tanto quanto possível.

Basta olhar para os livros dos Avengers para ver isso. No Dark Avengers, temos personagens como o Daken, o Ares, o Marvel Boy e mesmo o Sentry. Tudo personagens com potencial, mas que provavelmente teriam sido abandonados após a respectiva criação se o Bendis não tivesse pegado neles.

Claro que podemos questionar até que ponto são bons ou maus personagens (MORRE, DAKEN, MOOOORRRRRREEEEE!!!!!!), mas em vez de serem esquecidos, estão a ser desenvolvidos para uso presente e posterior.

No Mighty Avengers, a mesma coisa. Temos a Stature (que veio dos Young Avengers, eles próprios bons exemplos do que estou a falar), e o Amadeus Cho (presença constante no Incredible Hercules, mas que ganha bastante mais destaque aqui).

Nos New Avengers, não acontece tanto, é certo, mas sempre está lá a Jessica Jones...

O Avengers Iniciative foi desenhado mesmo para criar novos personagens, embora o impacto da maioria deles ainda esteja por se notar.

E um pouco por todo o lado, temos o Hood a marcar presença como um dos vilões mais importantes da Marvel.

Enfim.

Tudo isto para dizer que hoje em dia, há cada vez mais personagens novos a assumir destaque que não teriam há algum tempo atrás, e mais autores a reconhecer o potencial deles.

O Universo Marvel tem muitos problemas, é verdade. Mas está em expansão e renovação, e como leitor, acho isso francamente positivo.
saí­do da mente de Luís F. Alves às 9:42 da tarde
link do post | | voltar ao topo
3 Comentários:
Se estes grandes eventos não mudam alguma coisa, então é que não valia mesmo a pena ler.
Em relação à Marvel queixo-me daquelas checklists gigantes, em que é impossivel comprar todas aquelas BDs.

Saí­do da mente de Blogger T., às 5:28 da tarde

 
Eles mudamm alguma coisa sim,so que depois são apagadas as consequencias disso.
O trabalho da dupla Bendis/Quesada é inegavel na Franquia Avengers,ela foi revitalizada e voltou a ser o nucleo duro da Marvel,tirando do podio a franquia X.

Saí­do da mente de Anonymous kitt, às 8:03 da tarde

 
A Marvel não consegue, a meu ver, solidificar os novos personagens, porque não são personagens de criador. Os criadores não conseguem permanecer tempo suficiente, de modo a criarem um universo próprio para essas mesma personagens.

Se pensarmos existem Sub-Universos dentro da Marvel para os seus personagens principais (Daredevil, SpiderMan, etc) e os eventos limitam-se a cruzar esses Universos.

Não consigo ver nada de bom na maneira como o Bendis pretende estruturar os comics da empresa. Além das premissas serem básicas, são desonestas pela sua descompressão e estão dirigidas para os fanboys.

Na minha visão, a Marvel consegue ser muito boa em termos editoriais, protegendo os artistas no eventos e nos títulos regulares.

Saí­do da mente de Anonymous Fernando Campos, às 4:32 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Iní­cio



Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por Kevin Potts.