free tracking

conspiradores

. Raquel

. Jorge Amorim

. Nuno Miguel Lopes

. Luís F. Alves

estamos aqui

e-mail

. Say NI

artigos recentes

. Autógrafos da Tara McPherson, no próximo Sábado às...

. Comics de Acção - o que li este fim-de-semana

. Batman & Robin #2

. Alguém duvidava do regresso dele?

. Muito material novo na minha estante...

. Feira Laica 2009

. Em defesa da Marvel, só porque me apetece...

. Falha de imaginação?!?!?

. Unwritten

. Back-issues a 50 cêntimos!!!!

links de comics

. Comic Book Resources

. DC Comics

. Image comics

. Kingpin of Comics (Site)

. Kingpin of Comics (Blog)

. Leituras de Bd e não só

. Marvel Comics

. Newsarama.com

. Silver Bullet Comics

. World of Manga and comics

. Luca BD

outros links

. Corusca

. Multitudo Design

. O Armário das Calças

. Sonhos Urbanos

RSS
Powered by Blogger
terça-feira, julho 14, 2009
Este fim-de-semana, repesquei o argumento de banda desenhada que estou a escrever.

A ideia inicial surgiu durante um dos módulos da workshop realizada na Kingpin Books, e que tenho vindo a desenvolver com o Filipe Duarte no mesmo âmbito.

O rascunho inicial foi alvo de pertinentes críticas (que sova que apanhou) e apontei algumas ideias para aplicar quando o reescrevesse. Por questões de falta de tempo, ficou 15 dias fechado na gaveta, achei que era altura de o colocar em processo de elaboração.


A forma que usei para dar um novo ar à ideia inicial recorri ao desenhador, com o qual discuti grande parte do que se passa naquele argumento. Ele ajudou-me através de perguntas, esboços de layouts e de personagens. Não sou a favor de argumentos rígidos que assumem que quem desenha apenas executa, acho que deve ser um trabalho dinâmico de trocas de ideias (sim, porque também me pronuncio sobre a arte durante a execução do trabalho).

Vim para casa com muito trabalho em mãos, ligações para fazer, reescrever diálogos e preparar-me para ter uma segunda versão mesmo em breve. Digo já que é um processo muito interessante e que me faz cada vez mais gostar de banda desenhada (e de escrever).

Para terminar este post, quero deixar uma citação do Warren Ellis com a qual concordo cada vez mais.

"I'm still learning, all the time. The thing I tell people is that you don't learn how to write comics by reading comics. You learn how to write by reading books. You learn how to write comics by *dissecting* comics. You need to cut into the page and discover exactly what tools the creators employed to attain an effect."

Etiquetas:

saí­do da mente de Jorge às 11:36 da manhã
link do post | | voltar ao topo
2 Comentários:
Fiquei curioso.

Se quiseres uma leitura e uma opinião
é só dizeres.

Fernando
(o amigo do mário que deu uma aula)

Saí­do da mente de Blogger Fernando Dordio, às 10:33 da tarde

 
Muito obrigado, mostro sim. :) E espero que em breve tenha muito para mostrar.

Saí­do da mente de Blogger Jorge, às 11:38 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Iní­cio



Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por Kevin Potts.