free tracking

conspiradores

. Raquel

. Jorge Amorim

. Nuno Miguel Lopes

. Luís F. Alves

estamos aqui

e-mail

. Say NI

artigos recentes

. Disney + Marvel = ???

. Sandokan, Hugo Pratt

. Colecção Dartacão e os Três Moscãoteiros

. O meu primeiro comic

. Figuras de Colecção DC Comics

. Freak Angels, Warren Ellis

. Ponyo, Hayao Miyazaki

. Tenho um Zorro entalado na garganta.

. AOTS - Fresh Ink

. Marvel Comics na PlayStation Portable

links de comics

. Comic Book Resources

. DC Comics

. Image comics

. Kingpin of Comics (Site)

. Kingpin of Comics (Blog)

. Leituras de Bd e não só

. Marvel Comics

. Newsarama.com

. Silver Bullet Comics

. World of Manga and comics

. Luca BD

outros links

. Corusca

. Multitudo Design

. O Armário das Calças

. Sonhos Urbanos

RSS
Powered by Blogger
terça-feira, setembro 01, 2009

(M.O.D.U.C.K. por Chris Samnee)

Ontem falei-vos da compra da Marvel pela Disney, bem como das questões que por aí andam sobre o impacto do negócio.
Hoje, vou fazer um monte de previsões não fundamentadas e estapafúrdias sobre como As Coisas Vão Mudar, à espera que me digam porque estou errado. Não tenho quaisquer dados que substanciem as previsões abaixo, e acho que até tenho um ou outro contra. Não obstante, é isto que eu penso que vai acontecer:

O negócio vai reflectir-se na produção da Marvel (que é o que nos interessa aqui; não tinha dito antes? Ok, então disse agora) em três àreas distintas: Cinema, Animação, e Comics.

- Cinema
Ninguém vai dar pela diferença. As grandes propriedades da Marvel estão entregues a outros estúdios a longo prazo. Não se prevê que esses contratos sejam renovados, e quando não forem, os direitos reverterão para a Disney, mas só vamos começar a notar isso daqui a uns 8 ou 10 anos. E quando os direitos reverterem, também não vamos dar por nada. Só os créditos é que vão mudar.

- Animação
Mais vale desenganar-mo-nos. A Pixar NÃO vai pegar em nada da Marvel. Eles nunca fizeram nada baseado em propriedades existentes, incluindo as da Disney, e consequentemente não se prevê que o façam agora.
O que vai acontecer é que vamos ver surgir muito mais animação da Marvel, sim, mas saída da casa-mãe. Podem ser séries ou filmes, ou muito provavelmente, os dois. Mas vão aumentar. As boas noticias nisto é que a animação da casa-mãe é liderada pelo John Lasseter, o chefe da Pixar. Não temos motivo para duvidar do controle de qualidade, portanto.

- Comics
Sejamos sinceros, é isto que interessa, náo é? É sobre a divisão de comics da Marvel que recaem todas as dúvidas, especialmente as dos fãs. E há motivos para isso. A Disney comprou a Marvel pelo rendimento das propriedades noutros meios, e pelo merchandising. A receita da divisão de comics da Marvel é quase irrisória para a Disney. Como se não bastasse, a Casa do Rato nunca foi particularmente propensa a criar espaço para si no mercado dos comics. Pelo contrário, cancelaram os poucos comics que publicavam, e entregaram as licenças das suas personagens a terceiros. É isto que muita gente teme que venha a acontecer com a Marvel.
Eu não acho que seja provável. Uma coisa é nutrir uma divisão de comics para que cresca e ganhe espaço. Outra bem diferente é descartar um líder de indústria, por mais irrelevante que seja a receita. No entanto, aqui é onde mudarão mais coisas, a meu ver. Penso que acontecerão 4 mudanças, mais ou menos por esta ordem:

1- Digam adeus à Icon. Não há qualquer motivo para a Disney continuar a sustentar propriedades que não lhe pertencem. Como tal, não dou um ano para a etiqueta de comics de autor desaparecer do catálogo da Marvel.
Há quem diga que vai acontecer o mesmo à Marvel Max, a divisão de comics para adultos. Eu não acho. Mas sobre isso falamos mais abaixo.

2- Uma a uma, tal como no caso dos filmes, as licenças concedidas a terceiros vão terminar, e acabarão todas por ser agregadas na divisão de comics da Disney. Portanto, eventualmente, a Marvel acabará por publicar os Patos, o Rato Mickey, os Marretas, os Incríveis, etc.. Numa etiqueta separada, claro. E por mais que os fãs peçam que o Donald se encontre com o Howard, crossovers serão ALTAMENTE improváveis.
Estes podem acontecer é entre os universos Marvel e Crossgen. É certo que os títulos da Crossgen estão na gaveta, mas havendo uma divisão de comics para os aproveitar, não vejo porque não o fariam. Embora não veja isso como garantido.

3- Da mesma maneira que o fazia (e penso que ainda faz) com os seus títulos correntes, a Disney vai passar a distribuir comics da Marvel pelos seus próprios canais de distribuição. Não me parece que deixe a Diamond, ou se deixar terá outra alternativa para o mercado directo, que não prejudicará ninguém (a não ser a Diamond), mas não me admiraria se passássemos a ver comics da Marvel em quiosques e supermercados com bastante mais frequência. E nós por cá não temos disso, tanto quanto sei, mas imagino que nas lojas Disney hajam à venda comics aos montes.
NO ENTANTO. Não serão os comics "principais" da Marvel. Serão os titulos da linha para crianças. Marvel Adventures, Super Hero Squad, etc. Os meios de distribuição em massa da Disney estão mais direccionados para crianças, e isso está associado à imagem de marca da empresa. Logo, são os títulos mais dirigidos para esse público que lhes interessará promover.
O que criará uma situação curiosa: Os comics para crianças, que hoje em dia pouco ou nada rendem à Marvel, passarão a ser os mais lucrativos DE LONGE. Portanto, os comics centrais da Marvel deixarão de ser os mais comerciais. O que nos leva à mudança seguinte.

4- Apesar de deixarem de ser os comics mais rentáveis da Marvel, a linha central continuará a ter uma função importante, que passará a ser o seu maior foco: gestão e manutenção de personagens e conceitos. É certo que o atractivo da Marvel neste negócio foi a mesma meia dúzia de personagens que passam a vida a aparecer em todo o lado, mas o facto é que, como a própria Disney diz com orgulho, a Marvel é dona de mais de 5000 personagens. Há que trabalhá-los, mantê-los, fazê-los render. Torná-los interessantes, e tentar descobrir maneiras de os fazer viáveis o suficiente para serem transpostos para animação ou cinema. O que vai requerer algum experimentalismo, e vontade de fazer coisas diferentes, algo que por razões óbvias não se encaixará nas linhas de comics para crianças. Portanto, o Universo Marvel central passará a ter menos títulos (se a intenção não é tanto fazer dinheiro, redundâncias serão menos necessárias), mas mais interessantes e diversificados. Daí que a linha Max será provavelmente mantida, porque para isto dará um jeitão.
O mercado directo não será prejudicado com tudo isto. Terá mais leitores em potencial, as crianças que vão descobrindo os comics por outros meios, e o que perderá em títulos da Marvel para vender será compensado por esses novos leitores.

E pronto, são estas as minhas previsões. Isto tudo vai levar uns aninhos a ocorrer. Com a excepção do fim da Icon, não antevejo mudanças antes de dois ou três anos.
Mas quando acontecerem, penso que será esta a direcção que tomarão.
saí­do da mente de Luís F. Alves às 7:42 da tarde
link do post | | voltar ao topo
5 Comentários:
A ver vamos o que farão. Uma coisa é certa (e óbvia): a Disney adquiriu a Marvel com a intenção de ter muitos mais dólares a virem-lhes parar ao bolso e dificilmente tomarão alguma medida que ponha em causa lucros.

Saí­do da mente de Blogger Nuno Miguel Lopes, às 11:37 da tarde

 
Pois eu sou mais pragmático, também sem "inside informations" (por agora, pois a Disney é bastante permeável): conhecendo a Disney, ou tudo vai mudar, drasticamente, ou tudo ficará na mesma. Quando digo na mesma, serão os aspectos que nos dizem respeito enquanto consumidores.
Aspectos do ponto de vista da logística poderão mudar, isto se as despesas de implementação não forem demasiadas. Não acredito que a Disney tenha, ou queira ter, uma estratégia para os comics. Também não acredito que queira massificar (ainda mais) o mercado, seu ou o agora adquirido. O mercado não está para grandes transformações, que significam investimentos de grande montante.
Acredito, e partilho da opinião do texto, que o grande negócio se cinge à divisão do cinema e direitos de autor. Algum merchandising, claro, a Disney é a maior especialista no ramo. Os big bucks estão aqui e será aqui que se debruçarão. É tudo uma questão de adquirir agora o que no futuro poderá lhes fazer frente. Exemplos não faltam na grande, enorme, amalgama que é a Disney Corp.

Saí­do da mente de Blogger refemdabd, às 10:21 da manhã

 
Em suma, é um meio de competir com o outro gigante, directo concorrente da Disney, a Warner.
Não acredito que extingam o mercado dos comics Marvel mainstream (o mesmo não digo dos outros menos rendáveis), pois são estes a principal janela para a divulgação dos personagens onde incidem os direitos de imagem, logo, do merchandising, do cinema, da animação. Talvez aproveitem e construam um novo Parque de Diversões temático, como fez a Warner nos seus Six Flags!

Saí­do da mente de Blogger refemdabd, às 10:29 da manhã

 
Sim, sem dúvida que a Disney vai aproveitar Spiderman, X-Men e companhia para os parques temáticos - não me parece que apostem num parque temático novo, mas sim incluí-los nas Disneyland.

Saí­do da mente de Blogger Nuno Miguel Lopes, às 12:30 da tarde

 
Posso estar enganado, mas a Universal tem os direitos pelo menos parciais da Marvel no que diz respeito a parques temáticos. Não sei por quanto tempo, mas já se diz que eles começam a entrar em pânico...

Saí­do da mente de Blogger Luís F. Alves, às 4:44 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Iní­cio



Conteúdo © Copyright 2006 Jorge Amorim, R e (Phi)lipe. Todos os direitos reservados.
As imagens usadas são propriedade dos respectivos donos.
Icons por Kevin Potts.